Mr. Domingues

Sempre ouvi que escrevo demais, e-mails longos, cartas intermináveis para namoradas, nunca consegui usar Post-it, enfim, bem ou mal eu gosto de escrever. A intenção é que isso aqui sirva como uma "descarga mental" onde comento fatos, acontecimentos e pensamentos, na verdade, tudo que me der vontade. Sabe quando se vê um filme, lê um livro ou algo no jornal e ficamos com vontade de discutir com alguém sobre o assunto? É pra isso que esse espaço serve, assim eu incomodo menos quem está à minha volta e começo a incomodar anônimos internet afora que queiram ser incomodados. Mas é claro que não vou fugir muito dos meus hobbies, interesses pessoais e profissionais, como saúde, atividade física, esporte, tecnologia e música.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

5150 – leram meus pensamentos?

Desde os anos 80 que esse número (lê-se fifty one fifty) tem um significado musical pra mim, 5150 sempre esteve relacionado ao Van Halen (uma das minhas bandas favoritas) porque é o nome de uma música, de um disco e do estúdio da banda (na casa do guitarrista Eddie Van Halen), além de ser o apelido da guitarra Kramer que ele usava na década de 80 e o nome de uma linha de amplificadores que o Van Halen lançou junto com a marca Peavey. A banda escolheu esse número porque é o termo policial para “pessoa com distúrbios mentais”.

Por isso quando vi esse símbolo contendo os 4 números, me chamou muita atenção, o que será que esse 5150 queria dizer e que relação teria com triathlon? Será que a banda vai lançar uma prova de triathlon? Improvável.

Dentro do triathlon minha distância favorita sempre foi a Olímpica ou Internacional (1,5km de natação; 40km de ciclismo; 10km de corrida) porque é uma distância “confortável” e que mais favorece quem nada bem, proporcionalmente é a maior natação – são apenas 400m a menos que um 1/2 Ironman, mas menos da metade de ciclismo e corrida. Como das 3 disciplinas, a minha melhor é a água, é natural que me sinta melhor nessa prova. Além do que é uma prova menos neurótica do que a distância curta e não chega a cansar tanto quanto ½ Iron ou Full Ironman. Enfim, pra mim é a melhor distância e a que eu faço com maior prazer de competir. E justamente essa distância é a que menos existem competições.

No triathlon profissional essa é a distância padrão da ITU (International Triathlon Union) e o que se vê nas provas são excelente nadadores saindo juntos da água, formando um pelotão com vácuo na bike e todos iniciam a correr juntos, como se todos fossem iguais. A diferença entre os 10 primeiros colocados costuma ficar abaixo dos 2 minutos. Mas isso se deve ao vácuo que faz com que a prova se decida sempre na corrida e quem não nada no pelotão de frente não tem nenhuma chance de pódium.

Sempre que me perguntaram qual seria a minha prova perfeita, sempre pensei – distância olímpica, mas sem vácuo porque não gosto de provas com vácuo. Só que essa prova não existe, quer dizer, não existia.

No dia 5 de outubro de 2010 a WTC (World Triathlon Corporation) empresa responsável por mais de 120 provas no mundo todo e dona das marcas Ironman, Ironman 70.3, Ironkids e Iron Girl, anunciou a estreia de um novo e inédito circuito mundial de triathlon, sem vácuo, nas distâncias olímpicas. O circuito terá 16 provas espalhadas pelos USA e Europa.

Eu vou correr o circuito? Óbvio que não, mas como essas coisas se espalham e o Meio Ironman que até um tempo atrás não existia, virou moda após lançarem a série 70.3 mundo afora. A esperança é que em breve esse tipo de prova esteja ao alcance dos mortais amadores aqui no Brasil também.

No 70.3 o nome deriva das distâncias somadas em milhas (1,2 + 56 + 13,1) que são exatamente a metade de um Ironman. No 5150 vem da soma das 3 modalidades em km (1,5 + 40 + 10). E eu que adoro somar números jamais tinha me dado conta dessa coincidência.

Agora é esperar que a moda pegue e o formato de prova se espalhe assim como ocorreu com o 70.3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário