Mr. Domingues

Sempre ouvi que escrevo demais, e-mails longos, cartas intermináveis para namoradas, nunca consegui usar Post-it, enfim, bem ou mal eu gosto de escrever. A intenção é que isso aqui sirva como uma "descarga mental" onde comento fatos, acontecimentos e pensamentos, na verdade, tudo que me der vontade. Sabe quando se vê um filme, lê um livro ou algo no jornal e ficamos com vontade de discutir com alguém sobre o assunto? É pra isso que esse espaço serve, assim eu incomodo menos quem está à minha volta e começo a incomodar anônimos internet afora que queiram ser incomodados. Mas é claro que não vou fugir muito dos meus hobbies, interesses pessoais e profissionais, como saúde, atividade física, esporte, tecnologia e música.

sábado, 13 de fevereiro de 2010


Amizade entre sexos opostos.

Homens e mulheres podem ser amigos, somente amigos? A resposta certa (e politicamente correta) é SIM, sem dúvida, mas... quando falamos de relações homem/mulher sempre tem um “mas”.

Como eu gosto de falar em aula às vezes, somos evoluídos e vivemos em sociedade, mas não podemos nos esquecer que, antes de tudo, somos bichos. Na natureza, machos e fêmeas se aproximam com um único propósito que vocês sabem qual é. Há alguns anos uma aluna (medicina) ficou indignada comigo porque eu disse: “as crianças, assim que nascem, tendem a ser parecidas com o pai para ajudar a mãe a saber de quem é o filho e qual macho ela deve cobrar que ajude-a a criar a prole”. A aluna achou que fosse uma piada sem graça, mas eu expliquei que não, que ela deveria pensar em uma mulher que entra no período fértil, que está cercada de machos que potencialmente podem fecundá-la e um deles será o pai. Mas professor, nós vivemos numa sociedade organizada e com regras. Santa inocência, a biologia ignora as etiquetas sociais minha querida, tá aí o teste de DNA pra nos ajudar.

Indo para o lado da relação homem-mulher, a vida em sociedade gerou atividades e rótulos como “cortejar”, “passeio romântico”, “jantar a luz de velas”, “paquerar” (nem se usa mais essa palavra, né), “ficar”, “namorar”, “casar”, mas tudo isso acaba por juntar um homem e uma mulher que têm em comum um único objetivo.

Mas e a amizade? Antigamente mulher não podia ser amiga de homem sob pena de ter um “desvio de comportamento” e se apaixonar por um estando prometida para outro. Mas a sociedade mudou, homens e mulheres trabalham juntos, saem em grupos, trocam e-mails e de um jeito ou de outro existe a proximidade que nada tem a ver com o sexo propriamente dito. Ou tem?

Uma pesquisa (sempre tem pesquisa) mostrou que na metade das relações de amizade homem-mulher existe tensão sexual em pelo menos um dos lados. Entre os pesquisados, dois terços dos homens já levaram amigas para a cama e quase metade das mulheres admitiram já ter feito o mesmo, mas a maioria concorda que o sexo prejudicou a relação. É, realmente, depois do ato feito provavelmente um dos dois vai querer repetir a dose, o outro vai discordar e se concordar, deixa de ser amizade e vira sacanagem. Já entre universitários americanos não tem muita frescura, metade já transou com amigos.

Bom, mas então não existe amizade pura entre homem e mulher? Existe, o que os pesquisadores da área acreditam é que na maioria das amizades entre sexos opostos, pelo menos um lado teve em algum momento algum sentimento além da amizade. E que muitas vezes esse sentimento foi um catalisador da amizade pura, que surgiu com o tempo.

E quando o amigo ou a amiga é casado?

A quantidade de amigos (homens) que uma mulher casada tem é sempre menor do que se ela fosse solteira, e isso vale pro homem também. Algum marido gosta de ouvir a mulher dizer: “vou sair de noite com o Maurício, vamos ao cinema e depois jantar pra colocar o papo em dia.”? Acho que não, e o mesmo vale pra elas – “amor, sabe a Marina, aquela amiga que morava comigo na faculdade? Ela está na cidade e vamos sair hoje de noite pra falar dos velhos tempos”. Ou seja, sem querer ser preconceituoso, a amizade entre homem e mulher sempre tem um lado meio “esquisito”. E por favor, não vamos confundir amizade com relações cotidianas de trabalho, etc. Eu tenho um cachorro e uma gata que são simplesmente amigos, sem interesses sexuais, mas aí é um lance interespécies.

Enfim, com certeza homens e mulheres podem ser amigos e isso é cada dia mais comum, mas a amizade entre sexos opostos sempre será diferente da amizade homem-homem ou mulher-mulher. Não existe verdade absoluta, tudo é possível em termos de relações, e por mais que a gente pense nisso, as respostas nunca poderão ser dadas de forma definitiva por uma única pessoa. Mesmo que a mulher diga: nada a ver, eu sou amiga do fulano e jamais pensei nele desse jeito, mas ela pode garantir que o fulano pensa o mesmo?

O discurso pode parecer sexista, mas não dá pra gente ser cínico e dizer que amizades são sempre amizades, independente do sexo dos amigos. Em relação à maneira de ver minhas amigas, eu já tive amigas e amigas e acho que da mesma forma algumas já me viram como apenas amigo e outras como um amigo, mas... ah, sei lá, quem sabe né, why not? Entre homem e mulher sempre tem um “mas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário