No próximo sábado (8/5) inicia a temporada das voltas ciclísticas mais importantes da Europa (e do mundo), as chamadas Grand Tours - Il Giro d'Italia, Le Tour de France e La Vuelta a España.
A mais importante competição desse tipo é o Tour de France, que ocorre desde 1903 e é o terceiro evento esportivo mais assistido em todo mundo, perdendo apenas para Olimpíada e para a Copa do Mundo de futebol.
A segunda prova mais importante do ciclismo mundial começou em 1909 e é a que dá início a temporada - Il Giro d'Italia.
A competição acontecerá toda no mês de maio (entre os dias 8 e 30), com largada em Amsterdã (Holanda). Depois do prólogo, mais duas etapas serão corridas em solo holandês. No quarto dia de competição eles terão o primeiro dia de descanso quando toda trupe viaja para Itália e iniciam a volta no país pela cidade de Savigliano, com chegada em Verona no dia 30/05.
Ao todo, 22 equipes disputam a 93ª edição desta prova com times de 9 atletas cada uma. As principais equipes estarão lá como sempre: Ag2r-La Mondiale, Astana, Caisse d'Epargne, Cervelo, Garmin-Transitions, Lampre Farnese, Liquigas-Doimo, Bmc Racing, Quick Step, Rabobank, HTC-Columbia, Milram, e Saxo, para destacar algumas. Mr. Lance Armstrong e os Radioshack boys só aparecerão no Tour, como de costume. E o site oficial do Giro brinca bastante com o fato de Lance Armstrong não estar presente na prova.
Serão 21 etapas e apenas 2 dias de repouso (11 - 24), percorrendo 3418 km. Em média 163 km são percorridos a cada etapa, mas várias ultrapassam os 200 km.
Serão 3 etapas de contra-relógio (dias 8 - 12 - 25 - 30), sendo a primeira etapa (08/05) um Prólogo em Amsterdã e a última etapa é a chegada em Verona no dia 30 com um contra-relógio também.
Serão 5 etapas de montanha (dias 16 - 22 - 23 - 28 - 29), as mais interessantes e que realmente costumam decidir o vencedor desse tipo de prova.
O restante das etapas é de dois tipos, as planas (7 etapas) e as chamadas onduladas (5 etapas). Estas etapas são o feijão com arroz da prova e costumam ser vencidas por sprinters. Normalmente nenhum ataque importante acontece nelas e é a hora dos anônimos terem seus minutos de fama a frente do pelotão. Os líderes das equipes vão muito bem protegidos no meio do pelotão e simplesmente completam a etapa junto com todos outros.
O Giro é menos importante que o Tour, mas sempre mostra como as equipes estão preparadas para a temporada. É a hora para os últimos ajustes para quem pretende ir ao Tour.
Para acompanhar a prova pela TV, no Brasil a única opção é o canal italiano RAI, que costuma passar as etapas quase sempre na íntegra, mas também existem opções pela internet. Uma delas é o site http://www.channelsurfing.net/ que costuma transmitir o Giro, entre outras competições.
Para quem não tem tempo para ver as coisas ao vivo, a melhor opção são os sites Cycling Fans, e o Cycling News que têm cobertura fotográfica e jornalística especializadas.
A foto que ilustra o post mostra o que todos ciclistas do Giro desejam......o troféu de campeão do Giro 2010. Mas é claro que, por se tratar de Itália, tudo tem sempre que vir acompanhado de uma linda mulher.
domingo, 2 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eu fico com o troféu que fala ;-)
ResponderExcluirhahahaha