Mr. Domingues

Sempre ouvi que escrevo demais, e-mails longos, cartas intermináveis para namoradas, nunca consegui usar Post-it, enfim, bem ou mal eu gosto de escrever. A intenção é que isso aqui sirva como uma "descarga mental" onde comento fatos, acontecimentos e pensamentos, na verdade, tudo que me der vontade. Sabe quando se vê um filme, lê um livro ou algo no jornal e ficamos com vontade de discutir com alguém sobre o assunto? É pra isso que esse espaço serve, assim eu incomodo menos quem está à minha volta e começo a incomodar anônimos internet afora que queiram ser incomodados. Mas é claro que não vou fugir muito dos meus hobbies, interesses pessoais e profissionais, como saúde, atividade física, esporte, tecnologia e música.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Pinhal, once again.

Acabei de me inscrever para o triathlon de longa distância de Pinhal. Dá sempre um friozinho na barriga pensar - ok, agora é de verdade, estás inscrito. É a quinta vez que participarei desta competição e, graças ao meu problema de coluna, a única certeza que tenho é que em algum momento passarei por momentos de dor. Normalmente eu tenho algum episódio de dor no ciclismo ou no meio da corrida (ou em ambos). O lado bom, é que por ser uma prova longa, dá tempo de a dor surgir e sumir (às vezes).

A prova é composta por 1900 m de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida, um Meio Ironman, ou como chamam agora - Ironman 70.3 (em alusão à soma das distâncias em milhas). Como hoje em dia o termo “Ironman” é uma marca, a prova não pode levar esse rótulo.

Sempre faço essa prova com 2 objetivos: 1. Completar; 2. Tentar quebrar a barreira das 5 horas. Até hoje completei todas em que larguei, mas o lance das 5 horas fica cada vez mais distante à medida que os anos passam. Se por acaso eu conseguisse repetir as minhas melhores parciais (e transições), todas juntas no mesmo dia (o que é bem improvável), eu faria a prova em 5h 7 minutos. Em média eu consigo fazer as etapas nestes tempos: Swim: 30' - Bike: 2h 45' - Run: 2h; isso somado aos 5 minutos nas 2 transições dá uma expectativa realista de 5h 20, que fica bem dentro dos meus tempos até hoje (minha melhor marca foi de 5h 10’, em 2005).

Nessa distância, além das 3 disciplinas óbvias, uma 4ª disciplina cria importância - a alimentação durante a prova. Depois outra hora eu volto e falo sobre esse tópico, mas digamos que é um aprendizado constante e um processo de erro/acerto. Já tive anos em que comi demais (e iniciei a corrida como uma porca prenhe) e anos em que comi de menos (e iniciei a corrida bem levinho, mas afundei no km 15). A cada ano eu avalio o que fiz de certo e errado pra tentar melhorar no ano seguinte (não quer dizer que eu seja bem sucedido na tentativa).

Será meu primeiro ano nadando com roupa de borracha, o que deve me diminuir o tempo na natação em quase 2 minutos e o primeiro ano na categoria 35-39, o que não quer dizer muito já que somos os mesmos atletas que vêm envelhecendo e competindo juntos, mas digamos que eu serei dos mais novos na categoria (farei 36 anos 3 dias após a prova).

Nadar, pedalar e correr a gente tira de letra, difícil mesmo é achar um hotel decente no litoral norte, na região de Cidreira-Pinhal-Tramandaí. A cada ano fico em um local diferente e sempre saio do hotel/pousada com uma certeza - aqui não volto nunca mais.

2 comentários:

  1. Aí Marlos tranquilo? Parabéns pelo blog, muito bom.

    Teus tempos estão bem equilibrados nas três modalidades, quem sabe o fator experiência, já mudaste de categoria este ano não faça a diferença??

    Como comentaste, minha meta nº1 também é completar, e 2ª seria terminar entre 05:30 e 05:45, mas infelizmente por causa do trabalho em fevereiro, não consegui dar a mesma sequencia nos treinos que vinha tendo, então terminando é a conta.

    Como sou marinheiro de 1ª viagem, alimentação/hidratação é a minha maior dúvida. Sempre que possível venho testando combinações de variedades e quantidades, mas ainda não consegui chegar a um consenso, pois variáveis como intensidade do exercício,duração, temperatura, como vc estava se sentindo no dia, se o treino era de manhã cedo, tarde ou noite, se trabalhou ou não, influenciam muito. O que vc consome e a quantidade em 90km de pedal?

    Marlos eu estava lendo o regulamento, e a roupa de borracha será permitido só se água estiver menos de 23º, a temperatura da água lá costuma ser baixa?

    Desculpa as indagações, pois não é todo dia que tua acha alguém que já vez quatro vezes pinha hehe

    Abração

    ResponderExcluir
  2. pleeease, change this picture!!

    ResponderExcluir